Você esta em: Home / Direito do Consumidor

Para evitar fraudes nos boletos bancários

27 de janeiro de 2017 - Postado por: Gilberto Netto

Boletos bancários passarão a ter os dados do emissor e do pagador

Cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários são pagos todos os anos no Brasil. Esse meio de pagamento vai ficar mais seguro. A ideia é colocar no boleto os dados do emissor e do pagador para evitar o oportunismo das quadrilhas que fraudam os documentos e embolsam o dinheiro.

Uma empresa do setor de construção civil de Mato Grosso teve um prejuízo de R$ 100 mil após pagar seis boletos a uma empresa fornecedora de cimentos com a qual trabalhava durante vários anos. “Esses boletos tiveram os códigos de barras alterados e desviado a conta para a conta de terceiros”, diz Luiz Augusto Da Silva, diretor administrativo da empresa.

A estimativa é que o volume de recursos desviados via código de barras bateu os R$ 320 milhões. Os cálculos são da Federação Brasileira dos Bancos – Febraban.

Segundo a polícia, na maioria dos casos há conivência de pessoa da própria empresa. Somente assim é possível, por exemplo, interceptar um e-mail, adulterar o conteúdo da mensagem e enviar outro ao devedor, que pagará a conta.

Só na região metropolitana de Cuiabá, 20% dos casos registrados na delegacia que centraliza roubos e furtos já se referem a este tipo de golpe.

Uma nova plataforma irá centralizar as informações. As instituições financeiras terão que registrar as informações dos documentos com dados do emissor e do pagador. Se os dados como CPF ou CNPJ, número identificador do banco ou código de barras não baterem o boleto será invalido. Então, o cliente terá de procurar o emissor para fazer o pagamento. Se todos os dados estiverem corretos, qualquer instituição poderá receber o documento após o vencimento.

A Febraban estima que a nova plataforma esteja funcionando plenamente até o final do ano.

Fonte: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2017/01/boletos-bancarios-terao-inclusao-de-dados-do-emissor-e-do-pagador.html


Postado por: Gilberto NettoGilberto Netto