Você esta em: Home / direito previdenciario

Faz toda a diferença escolher o dia certo para pedir a aposentadoria

3 de agosto de 2016 - Postado por: Rosana Guimaraes

Um detalhe pode definir se você vai ganhar mais ou menos ao se aposentar: é a data em que você liga para o INSS para dar entrada no benefício.

Em Pernambuco, não mais que 107 pessoas recebem o benefício mais alto que o INSS paga R$ 5.189. Por outro lado, mais de 400 mil aposentados recebem apenas um salário mínimo.

Um detalhe pequeno pode lhe ajudar a aumentar esse valor quando chegar a sua vez de recorrer ao INSS tem a ver com 135, o número pro qual você liga pra agendar atendimento na previdência. A data dessa ligação é fundamental. É nela que o INSS se baseia pra enquadrar o seu caso nas regras da aposentadoria e determinar o quanto você vai receber.

A data da ligação também é importante por causa do fator previdenciário, que considera a sua idade ao se aposentar – quanto mais jovem, menor a aposentadoria. Dezembro também é uma boa época. É quando o IBGE divulga a tabela de expectativa de vida dos brasileiros. Quão mais perto dessa expectativa você estiver ao se aposentar, mais vai receber do INSS.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/blog/mara-luquet/post/faz-toda-diferenca-escolher-o-dia-certo-para-pedir-aposentadoria.html


Postado por: Rosana GuimaraesRosana Guimaraes