Você esta em: Home / Direito de Família

Na mídia: crianças morrem ao serem esquecidas dentro de veículos

19 de dezembro de 2014 - Postado por: Gilberto Netto

Recentemente, foram destaque no Brasil casos em que crianças morreram ao serem esquecidas dentro de carros pelos pais; o primeiro aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada e, os outros dois, nesta semana em Belo Horizonte e em São Paulo.

A repercussão dos acontecimentos, principalmente de SP e BH, levam ao seguinte questionamento: em que o Código de Trânsito pode ser alterado para evitar este tipo de tragédia? Pensando nisso, um servidor brasiliense criou o Alarme Salva Vidas. Em processo de registro de patente, o equipamento detecta a presença de criança ou animal dentro do carro e dispara um alarme.

Veja dicas

Enquanto a patente não é concedida e o Código de Trânsito não sofre alterações, algumas dicas podem ser seguidas pelos pais para evitar que as crianças sejam deixadas no carro. Uma delas é deixar a mochila ou algum item das crianças no banco da frente. Assim, quando o pai ou mãe descer do carro, ele vai ver o item lembrar da criança.

Da mesma forma, o motorista pode deixar objetos pessoais no banco de trás – como a bolsa, o notebook ou o celular. Assim, quando for pegar estes objetos, verá a criança, ainda que ela esteja dormindo ou sem fazer barulhos. Vale também contar com a tecnologia, colocando lembretes no celular.

Leia mais sobre os casos das crianças que morreram em decorrência de abandono no carro aqui.


Postado por: Gilberto NettoGilberto Netto