Você esta em: Home / Direito do Consumidor

Abastecimento de água comprometido em Minas

23 de janeiro de 2015 - Postado por: Adriano Guimarães Borges

abastecimento-de-agua-mgMinas deu o primeiro passo para adotar o racionamento de água e sobretaxar o consumo. Segundo o anúncio feito ontem pela presidente da Copasa, Sinara Meireles, a estatal entrou com uma solicitação ao Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), órgão que regula os recursos hídricos no Estado, para que seja decretada “situação hídrica crítica“.

Com isso, a estatal terá as condições legais para adotar o racionamento no Estado, para reduzir em 30% o consumo, e impor também tarifas adicionais – iniciativas previstas no artigo 46 da na Lei estadual 11.445. A partir deste mês, o site da Copasa vai disponibilizar as informações sobre o nível dos reservatórios da companhia.

Com a seca prolongada, os reservatórios que abastecem, por exemplo, a região metropolitana de Belo Horizonte estão cada vez mais vazios. O sistema de captação no rio Paraopeba, que abastece os 34 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, com uma população de cerca de 5 milhões de pessoas, está com somente 30% de seu volume. Sem as medidas corretas, a água que abastece a Grande BH pode acabar até maio.

Nesta tarde de hoje (23) o governador do Estado, Fernando Pimentel, concederá entrevista sobre as estratégias que serão adotadas para lidar com a questão no estado.


Postado por: Adriano Guimarães BorgesAdriano Guimarães Borges