A atual situação climática do Brasil – que sofre escassez de chuvas desde 2012 – vai começar a pesar no bolso do consumidor em breve. A partir de janeiro de 2015, as contas de energia elétrica dos moradores de Minas Gerais irão ter novo sistema tarifário baseado em “bandeiras”.
Quando a geração de energia prioritária acontecer via fornecimento hidráulico, o que é o menos custoso, a bandeira correspondente será verde. A bandeira amarela representa que houve uso de usinas térmicas, o que será um pouco mais caro para o bolso dos brasileiros. A bandeira vermelha, por sua vez, significa que o fornecimento de energia ocorreu prioritariamente via usinas térmicas – a situação menos favorável – e a dedução na conta de luz deve ser ainda mais alta.
Para janeiro de 2015, já vale a bandeira vermelha,segundo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas atenção: a cor representada pela tarifa não virá representada na conta de luz! A bandeira correspondente ao uso mensal será discriminada no campo “valores tarifados”.
Postado por: Gilberto NettoGilberto Netto