Ao contratar uma empresa para a fabricação de móveis planejados, é importante ficar de olho em alguns pontos-chave como a pesquisa prévia de informações ou possíveis reclamações contra a empresa a ser contratada através de sites como o do Procon.
Para evitar problemas já na contratação, é aconselhável vincular o pagamento da última parcela à entrega e montagem dos móveis nas especificações contratadas bem como assinar um contrato no qual estejam expressas as medidas corretas do móvel e os prazos de entrega. Caso o estabelecimento não forneça contrato, o consumidor deve exigir que todas as especificações constem no orçamento elaborado e que o vendedor assine o documento também.
Quando receber as peças, o consumidor deve verificar se o produto foi fabricado corretamente e, caso constate algum problema, este pode se recusar a receber o produto, adicionando o motivo da recusa no verso do documento de entrega – tomando cuidado para guardar uma cópia do mesmo. Durante a entrega também é importante acompanhar o responsável pela montagem, registrando o local de instalação antes e depois através de fotos e verificando, inclusive, se houve algum dano causado no imóvel durante o processo. Os reparos ou consertos têm prazo de no máximo 30 dias para serem executados.
Se forem constatados problemas com o produto, é aconselhável recorrer à empresa buscando um abatimento no preço, cancelamento do contrato ou também a troca do produto por outro novo; lembre-se que o Procon deve ser procurado em caso de desacordo. Finalmente, um advogado também pode ser acionado requerendo o cumprimento da obrigação ou devolução do valor.
Postado por: Adriano Guimarães BorgesAdriano Guimarães Borges