De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, foram registradas 188.626 práticas de fraude na categoria “roubo de identidade” – que acontece quando o criminoso tenta fazer negócios por meio de falsidade ideológica.
Trata-se de um aumento de 7,1% em relação a setembro deste ano; o número representa cerca de uma tentativa de fraude a cada 14,2 segundos. O setor que lidera os registros de fraudes é o da telefonia, com 36,4% dos casos. O setor de serviços – que inclui imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, como cosméticos – teve 26,7% das ocorrências.
O setor bancário e o varejo ocupam o terceiro e o quarto lugar no ranking, que é composto, ainda, por outros segmentos.
Entre as principais tentativas de fraude, estão: a emissão de cartões de crédito em nome de terceiro, que ocorre quando se solicita o documento com identificação falsa. A vítima acaba com uma conta que não condiz com seu consumo e a emissora do cartão também sofre prejuízos.
É possível também financiar produtos no varejo usando identificação falsa; nesse caso, também, o portador do documento pode ser obrigado a arcar com a conta. O mesmo pode ocorrer na compra de veículos. Há possibilidade também de abrir contas bancárias usando identificação falsa ou roubada.
Você foi fraudado? Entre em contato conosco, podemos te ajudar. Acesse: www.gilbertonetto.com.br
Postado por: Gilberto NettoGilberto Netto